Calendário Editorial Jurídico: Organize Sua Presença Digital em 4 Passos

Veja o que é um calendário editorial jurídico, suas vantagens e como criar o seu em 4 passos simples (com exemplos práticos).
Calendário editorial jurídico ao lado de um relógio com com percevejos, posts-its e lápis.
Resumo
O calendário editorial é uma ótima ferramenta para quem busca planejar e organizar a produção de conteúdo de forma estratégica. Neste artigo, você vai conferir o que ele é, quais as vantagens de utilizar essa ferramenta no seu dia a dia, qual a diferença do calendário para a linha editorial, como e qual a melhor maneira de fazer seu próprio calendário editorial (em 4 passos simples), com vários exemplos práticos.
Sumário

O que é um calendário editorial?

O calendário editorial é a ferramenta usada para organizar a sua produção de conteúdo.

Ele serve para trazer mais clareza sobre todos os processos, prazos e pessoas envolvidas em cada etapa. 

Ou seja, tem o poder de tirar você e sua equipe do caos!

Além de ser um super aliado para manter a famosa constância das postagens, algo essencial para crescer no digital.  

Só assim você consegue direcionar sua estratégia no rumo certo para atingir os objetivos do seu negócio a curto e longo prazo.  

Você pode criar seu calendário em um aplicativo, planilha ou até com papel e caneta.

O importante é ter em mãos uma solução que agilize o planejamento e simplifique o controle de prazos. 

Para te ajudar no desafio de construir seu próprio calendário editorial jurídico, vou compartilhar o que aprendi ao longo de 5 anos criando calendários para os clientes da ACE.

E olha que foram dos mais diversos nichos da nossa área, viu? Advogados, infoprodutores, agências de marketing e empresas

Então vem comigo, que já vou começar te mostrando o porquê vale a pena ter um calendário editorial para chamar de seu!

 

Por que usar um calendário editorial?

Assim como um chefe de cozinha precisa de um plano claro para garantir que os pratos saiam a tempo e com qualidade, suas postagens também dependem de organização.

Tudo para entregar conteúdos relevantes e atrativos ao público. 

E é aí que entra o calendário editorial!

Ele funciona como o menu planejado do seu restaurante, ajudando a saber quais conteúdos serão “servidos”, quando e de qual forma. 

Imagine se o chefe decidisse os pratos do dia de última hora, sem verificar os ingredientes disponíveis ou a demanda dos clientes?

O resultado seria confuso, com atrasos e até desperdício. 

Sem um calendário, acontece o mesmo com a sua criação de conteúdo: você pode acabar produzindo textos fora de contexto, repetitivos ou até perdendo o timing de temas em alta.

Por experiência prática, costumo falar aos clientes que existem 4 principais vantagens de criar (e seguir) um calendário editorial: 

 

Maior organização e previsibilidade

Que organização é a chave do sucesso todo mundo já sabe!

E se engana quem pensa que usar ferramentas para gerir a comunicação de uma marca e integrar as etapas do marketing é uma estratégia só para grandes negócios, viu?

É lógico que para empresas que contam com vários setores, mais de um produto e com equipes de marketing extensas essa ferramenta de integração é indispensável.

Mas para quem tem uma “euquipe” e trabalha com um fluxo pequeno de conteúdos, o calendário também é uma “mão na roda”. 

Afinal, você traça a direção que quer seguir e ele te mostra exatamente quantos passos são necessários para chegar lá!

 

Melhor aproveitamento de oportunidades sazonais

Nessa altura do campeonato, provavelmente você já sabe que fazer um post nas redes sociais ou escrever um artigo para blog leva um tempinho considerável.

Normalmente a produção do conteúdo começa semanas (ou até meses) antes dele ser postado.

Por isso, o que costuma acontecer é que quem não programa o conteúdo de forma estratégica acaba deixando passar oportunidades sazonais importantes.

Como datas comemorativas, feriados, eventos do seu nicho etc. 

Postar algo que conversa com o que o seu público está vivendo naquele momento é uma ótima maneira de gerar conexão, engajamento e vendas.

Ter sua estratégia de produção organizada em um cronograma é o que te permite planejar o conteúdo certo para a hora certa!

 

Redução de retrabalhos e imprevistos

Da mesma forma que o calendário possibilita que você se prepare para o futuro, ele também garante que consiga lidar com os imprevistos do presente.

Os atrasos diminuem muito se todo mundo segue o cronograma à risca.

Porém, errar é humano e eventualmente você vai se deparar com imprevistos. Principalmente quando a estratégia da sua empresa é complexa e envolve muitas pessoas. 

Ter todos os conteúdos já planejados possibilita contornar esses obstáculos.

Afinal, o público não precisa ficar sabendo dos problemas nos bastidores, concorda?

Sem contar que o cronograma evita o “vai e volta” que costuma rolar com o trabalho criativo e transforma processos elaborados em um passo a passo simples de executar.  

 

Aumento da consistência na publicação de conteúdos

Por fim, mas não menos importante: o calendário editorial te mostra o caminho para cumprir a frequência na publicação de conteúdos. 

Tendo um planejamento a ser seguido, fica muito mais fácil manter a consistência nas redes (o santo graal do marketing digital).

Até porque, vamos combinar que postar toda semana não é uma tarefa simples de desempenhar, né? 

Quando a produção é para vários canais então, a consistência vira um “bicho de 7 cabeças”.

Mas é claro que, se você tem tudo planejado e organizado, fica bem mais tranquilo escapar dele!

 

Atenção: Calendário editorial não é linha editorial

Eis um erro clássico de quem está começando a produzir conteúdo para o digital: acreditar que calendário é o mesmo que linha editorial. 

Se esse é o seu caso, chegou a hora de colocar um ponto final nessa dúvida! 

Linha editorial é o guia que orienta a produção de conteúdo do seu negócio.

E o calendário editorial é a ferramenta usada para organizar essa produção.

Ambos servem para planejar estratégias digitais, mas eles são complementares entre si, um não substitui o outro.

Na realidade, o primeiro passo do planejamento do marketing de conteúdo é a criação de uma linha editorial.

Depois que você já traçou esse plano e sabe onde quer chegar, pode passar para a etapa de criar um calendário editorial.

Inclusive, já escrevi um artigo explicando tudo sobre linha editorial de marketing jurídico e mostrando como desenvolver uma para o seu negócio.

Se você ainda não tem sua linha editorial, vale muito a pena conferir antes de passar para a construção do calendário que vou te mostrar!

 

Como fazer um calendário editorial do zero?

Criar um calendário editorial não é uma ciência exata (aliás, quase nada no universo do conteúdo digital é).

Particularmente, gosto de construir calendários bem completos, que não se restringem em só adicionar datas de publicação.

Por isso, aqui na ACE sempre levamos em conta coisas como:

  • O formato de conteúdo que o cliente quer produzir
  • Onde vai postar
  • Quantos profissionais estão envolvidos no processo 
  • Qual é o prazo de produção de cada etapa
  • Quais são as métricas que pretende analisar etc.

 

A gente não é muito fã de calendários padrão, então criamos de forma bem personalizada mesmo, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Mas, se você está desenvolvendo seu calendário do zero, existe um passo a passo do qual não tem como fugir, e é isso que eu vou te mostrar agora

 

Passo 1: Escolha a ferramenta

Lembra que eu disse que seu planejamento de conteúdo poderia ser feito até com papel e caneta

Pois é, você pode começar dessa forma, mas não é o ideal.

E convenhamos, se a tecnologia nos oferece um mar de possibilidades, por que não dar um mergulho? 

Uma das melhores formas de se organizar são as planilhas, seja no Excel (da Microsoft) ou no Google Sheets

Você pode aproveitar um modelo já pronto, inclusive elas tem vários super bacanas, como esse aqui:

Modelo de calendário editorial no Google Sheets, que pode ser adaptado para um calendário editorial jurídico.

 

Já para quem prefere aplicativos, eu indico o Trello ou o Notion, que vem com alguns templates de calendário editorial.

Só para você ter uma ideia, esse é o visual do Trello (peguei uma proposta de calendário editorial do próprio app, mas você pode adequar da forma que quiser):

Modelo de calendário editorial no Trello, que pode ser adaptado para uma linha editorial jurídica.

 

A escolha da ferramenta fica a seu critério, mas é sempre bom ter em mente que se ela for online e compartilhada, o trabalho se torna bem mais fácil. 

 

Passo 2: Liste as informações

Depois de escolher a ferramenta, está na hora de ver quais informações serão adicionadas.

Em geral, essas são as principais que consideramos na hora de criar um calendário editorial para os clientes da ACE: 

  • Temas: Anotar o assunto principal tratado no conteúdo é importante para evitar repetições. 

 

  • Objetivos: Deixar claro o motivo pelo qual determinado conteúdo será produzido é essencial para fazer uma boa análise de métricas depois. 

 

  • Público-alvo: Especificar quem você pretende atingir com uma postagem ajuda muito na hora de avaliar o sucesso ou não do post.

 

  • Responsáveis: Se sua equipe de marketing é setorizada, não tem como deixar essa informação de fora. Saber quem deve fazer o que ajuda no planejamento do conteúdo e facilita a vida de quem realiza a gestão do time. 

 

  • Formatos: Principalmente para as redes sociais, onde o conteúdo pode ser postado de diversas formas, registrar o formato do post acelera o processo de produção e possibilita o reaproveitamento.

 

  • Canais: Se fazer presente em mais de uma rede é uma ótima estratégia para fortalecer sua marca, mas não tem como manter tudo sob controle sem indicar qual conteúdo é direcionado para cada canal de comunicação. 

 

Se você sentiu falta de alguma coisa é só adicionar na sua listinha.

Afinal, a ferramenta é adaptável e deve ser útil para quem vai trabalhar com ela todos os dias!

 

Passo 3: Defina os prazos

Definir bem o dia que cada etapa da produção de conteúdo deve ser cumprida transforma a produtividade da equipe.

E para quem trabalha sozinho, listar prazos é ainda mais importante para dar conta de tudo. 

Fica muito fácil se distrair pelo caminho quando você não tem uma data para chegar ao destino.

 

Passo 4: Defina datas e horário de postagem

Seguindo a mesma linha de raciocínio, planejar com antecedência quando aquele artigo ou post vai para o ar é uma ótima maneira de estabelecer prioridades.

Nós já conversamos sobre o espaço de tempo entre a ideia de um conteúdo e a sua execução, certo?

Só que você também deve pensar no seu público recebendo esse conteúdo.

Sabendo quem é seu alvo você consegue planejar não só os temas dos posts mas também a frequência e os horários que ele mais consome.

E posso dar uma dica? Postar sempre nos mesmos dias ou horários condiciona a sua audiência, o que é ótimo para o fortalecimento da comunidade!

 

É melhor ter um calendário unificado ou separado para cada canal?

Já adianto que não tem uma resposta certa para essa pergunta.

Eu particularmente prefiro usar o calendário unificado sempre que possível!

Mas, vou falar das vantagens e desvantagens de cada um, para você decidir de acordo com a sua estratégia, ok?

 

Calendário Unificado:

  • Vantagens: Favorece visão ampla da produção de conteúdo, integra etapas e setores de serviço, possibilita unificar a estratégia de marketing.

 

  • Desvantagens: Dificulta a navegação e a visualização para empresas e equipes de grande porte.

 

Calendário Separado:

  • Vantagens: Permite a estruturação de estratégias complexas, garante o foco no tipo de conteúdo para determinado canal, facilita a navegação e a visualização para empresas com equipes maiores.

 

  • Desvantagens: Dificulta a visão panorâmica e a integração das estratégias usadas.

 

É sempre bom lembrar que o calendário editorial é para simplificar sua vida.

Então, se você está começando, vale a pena fazer alguns testes antes de escolher seu método preferido.

 

Qual a melhor frequência de postagem?

A frequência com que você deve postar depende de alguns fatores, como: 

  • Tipo de conteúdo
  • Canal
  • Público-alvo
  • Nicho de mercado etc.

 

E mais uma vez: nada disso é uma ciência exata, você é livre para arriscar e ver o que funciona melhor (ter o calendário em mãos te ajuda a identificar isso, inclusive).

Porém, acredito que essa frequência pode ser um bom ponto de partida: 

  • Blog: 1 a 2 artigos por semana

 

  • Redes sociais: 3 a 7 posts por semana

 

  • YouTube: 1 vídeo por semana 

 

Só não esqueça de que mais importante do que a quantidade é a qualidade!

Se o seu conteúdo for fraco, você pode postar todos os dias, que isso não vai trazer resultados. 

 

Modelo de calendário editorial jurídico

Como prometido, chegou a hora de mostrar um modelo de calendário editorial jurídico.

Criei uma planilha bem simples, para servir de exemplo de como você pode montar seu próprio calendário editorial para blog, Instagram e Youtube etc.

Olha só:

Modelo de calendário editorial jurídico em tabela no Google Sheets.

Deu para ter uma ideia de como estruturar seu cronograma? Então agora vem ver como colocar essa belezinha para funcionar!

 

Exemplo de calendário editorial para advogado

Vamos imaginar que estamos construindo um calendário editorial jurídico para o Marcelo, um advogado previdenciarista que produz conteúdo para Instagram, blog e Youtube

Ele tem esses processos envolvidos em sua produção, sendo que cada etapa é de responsabilidade de um profissional diferente:

Tabela com a lista de todas as etapas de produção de conteúdo e os profissionais responsáveis por cada um delas.

 

Minha dica para o Marcelo seria primeiro conversar com cada uma dessas pessoas e perguntar quanto tempo ela precisa para fazer sua parte.

E mesmo se o Marcelo tomasse conta de tudo sozinho, eu recomendaria que ele analisasse essa questão.

Afinal, definir prazos realistas é “meio caminho andado” para garantir que o cronograma vai ser cumprido sem atrasos. 

Depois, é hora de definir os conteúdos que serão postados (tema, canal e tipo). 

Essa etapa faz parte do que chamamos de estratégia de conteúdo, mas isso fica como assunto para um próximo artigo!

Feito isso, é só lançar os conteúdos e ir preenchendo cada parte da planilha:

Modelo de calendário editorial jurídico completo em planilha no Google Sheets, com colunas de tarefas, prazos, responsáveis e status.

É bem legal ver os planos tomando forma, né?

Sou apaixonada por organização e amo ter todas as informações bem fáceis de acessar.

Simplifica demais o controle de prazos e a gestão do time, para seguirmos o planejamento à risca. 

Aliás, se você está precisando organizar a sua produção de conteúdo, minha equipe está pronta para te ajudar!

 

A ACE é especialista em produção de conteúdo jurídico

Aqui na ACE, somos especialistas em produção de conteúdo jurídico estratégico, com foco em personalização e resultados. 

Nosso time de redatores é formado exclusivamente por advogados e bacharéis em Direito.

Assim, você tem a segurança de postar conteúdos escritos por quem é da área e realmente domina o assunto.

E tem mais: toda a nossa produção é realizada na modalidade ghost-writer, com cessão de direitos autorais, para você ter a liberdade de publicar em seu nome.

Nossos serviços envolvem tanto a etapa de planejamento e organização:

  • Desenvolvimento de Linha Editorial
  • Calendário Editorial
  • Briefings de Conteúdos

 

Como também o marketing de conteúdo escrito:

  • Legendas de Posts para Redes Sociais
  • Artigos
  • Roteiros para Redes Sociais, Youtube e Podcasts
  • Ebooks
  • Livros
  • Materiais Educacionais

 

Somos apaixonados pelo que fazemos e nos envolvemos com cada projeto como se fosse nosso.

Trabalhar com brilho no olho está no DNA da ACE! 

Ficou curioso para saber mais? 

É só clicar aqui para falar com nossos especialistas, estamos prontos para ser a sua agência de produção de conteúdo!

Hoje fico por aqui, mas te espero no próximo artigo! 🙂 

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Ana Carolina Evangelista

Advogada e fundadora da ACE.
Apaixonada por marketing e produção de conteúdo jurídico.

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